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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

10 coisas que você precisa saber antes de iniciar um negocio online

A moda do empreendedorismo digital chegou para ficar. Na internet, na Televisão, nos Jornais, nos Livros, em todo o lado. Todo o mundo fala que quer ser um empreendedor digital, e embora seja perfeitamente possível você abraçar esse desafio, acredite, nem tudo é tão fácil como infelizmente muitos empreendedores digitais falam para você. Naturalmente, as adversidades estão prementes em todos os tipos de trabalhos, sejam eles online ou offline. Digamos que essas barreiras e obstáculos são uma forma de separar os audazes e obstinados, daqueles que simplesmente não nasceram para trabalhar ou se sacrificar em prol de algo maior.

1. FALTA DE GRANA

Sei que provavelmente você já leu algures que quando você tiver uma ideia genial para o seu negócio, você deve procurar investidores e business angels interessados em investir nesse negócio. 

Quando a dura realidade é que você tem realmente de se governar com o dinheiro que está no seu bolso, você precisa ser astuto. Você precisa pensar à frente, fora da caixa. Você precisa ver seu negócio daqui por 1 ano, 2 anos, o tempo necessário. Dessa forma você consegue se precaver e antecipar as dificuldades que você terá para tornar seus sonhos uma realidade palpável (se é que isso existe na internet).
A verdade é que hoje em dia você consegue comprar uma hospedagem suficiente para o seu negócio arrancar por uns míseros R$20/mês e comprar um domínio por uns R$30/ano. Tudo o resto que você precisar, é um investimento no seu negócio. Se usar o WordPress, você não gasta grana. Se usar o LeadPages ou o Unbounce, a coisa muda de figura. A opção é sua, e a grana também. Mas tenha sempre em mente, que num qualquer negócio não-digital (offline), você teria de investir 10, 20 ou 100 vezes mais para colocar a sua máquina para mexer. Os investimentos online são realmente muito acessíveis quando comparados com outros fora da esfera digital.

2. TRABALHAR 14 HORAS POR DIA

Sei que você tem desejo de se despedir do seu emprego. Que está cansado de trabalhar 10 horas por dia, 8 remuneradas e 2 não-remuneradas. Que está cansado do seu patrão, da sua vida e provavelmente da sua ambição. Mas acredite, a vida de empreendedor digital está longe de ser um Iate em alto mar, férias prolongadas por meses, mulherada ao seu redor e muita grana para gastar. Eu mesmo, que hoje até teria capacidade para viajar durante muito tempo, simplesmente não o consigo fazer, imagine agora alguém começando do zero.
A realidade é que você precisará trabalhar mais do que os outros. Enquanto seus concorrentes saem do escritório pelas 18h, você fica até às 20h, pede comida para o escritório, vira a noite e acaba saindo pelas 02h00 da manhã. Se trabalhar em casa, a realidade é idêntica. E você realmente precisará se esforçar mais do que os outros, por várias razões, mas principalmente porque para se ser o melhor, precisa se ser o melhor em tudo, não apenas na sorte. A sorte é uma questão de atitude e trabalho. A sorte conquista-se, dia após dia, com trabalho.
Se você realmente quiser decolar seu negócio digital, você precisará trabalhar umas 14 horas por dia.É o preço a pagar para se ter um negócio sustentável a longo prazo, que perdure, que não seja uma modinha ou simplesmente um efeito rebanho,.

3. PENSAR FORA DA CAIXA

Pensar Fora da CaixaEssa coisa de “pensar fora da caixa” não é de hoje. Há 10 anos que oiço essa célebre frase e sempre me identifico com ele. O efeito rebanho ou a boiada como se costuma dizer, pode dar os seus frutos hoje, mas amanhã será efémera. Você precisar pensar para além do óbvio e daquilo que são os 
conceitos que todo o mundo aplica. Da mesma forma que se você fizer todos os dias a mesma coisa, jamais poderá esperar um resultado diferente daquele que já tem.
Sei que empreendedorismo digital, para a grande maioria das pessoas, passa por criar produtos digitais e os vender na internet. Mas acredite, o empreendedorismo digital e o marketing digital são muito mais do que isso. Até porque um dia, esse mercado de produtos digitais estará tão poluído e tão concorrencial, que você simplesmente terá medo de dar seu passo em frente e se lançar no meio das feras. Tal como em qualquer outro mercado onde os grandes players sempre ficam com a maior fatia.
Mas com a quantidade de oportunidades que existem hoje no mercado digital, muitas delas completamente esquecidas, você não precisará de uma grande dose de inteligência para descobrir aquilo que será o futuro, que já é o futuro, e que realmente funciona. Você não precisará pensar muito para compreender que se o seu negócio estiver dependente de uma única variável, o mais provável é você quebrar a cara lá na frente, quando as regras do jogo mudarem. Rendimento activo e passivo são coisas muito diferentes, e você precisa realmente entender a diferença entre cada uma delas.

4. TOMAR DECISÕES NA HORA CERTA

Quando o seu negócio digital se iniciar, você precisará tomar decisões nos momentos certos. É bem provável que você crie 4, 5 ou mais projetos diferentes, em áreas totalmente diferentes. Isso faz parte do “Trial and Error”, ou seja, do Testar e Errar, até encontrar um modelo de negócio que seja escalável e ao mesmo tempo rentável.

Vender um projeto para outra pessoa, como eu também fiz, ou simplesmente fechar o site e partir para outra, são duas soluções e ao mesmo tempo decisões, que você acabará por ter de tomar durante a sua vida enquanto empreendedor digital. E essas decisões terão de ser tomadas na hora certa, caso contrário você perderá tempo, dinheiro e deixará escapar novas oportunidades para empreender.

 

5. NÃO TER MEDO DE CORRER RISCOS

 

Ser audaz, ambicioso e inteligente, nem sempre são sinónimos de sucesso. Na realidade o que você precisa é de perder o medo e arriscar. Se você conseguir ter essa capacidade de arriscar, de seguir a sua intuição, você acabará por se dar bem de uma forma ou de outra.
Quando você trabalha do jeito certo, no sentido certo e os resultados tardam em aparecer, insista. Continue fazendo o que você está fazendo, do jeito certo, que os resultados acabarão por surgir.
Naturalmente, se você estiver insistindo no projeto errado e na ideia errada, é natural que o resultado não melhore. É aqui que entra a parte da intuição.

6. SER FACILMENTE ADAPTÁVEL ÀS CIRCUNSTÂNCIAS

Na internet nada dura para sempre. Nada é eterno. Mas tudo é facilmente adaptável. As circunstâncias mudam, as pessoas mudam, a tecnologia muda, o seu negócio também precisará mudar. E você terá de ter, naturalmente, capacidade para se adaptar às novas realidades, aos novos empreendimentos, às novas estratégias e sacadas de marketing digital, à nova tecnologia de desenvolvimento web, enfim, a tudo. Se você não fizer isso, seu negócio estará condenado ao fracasso.

Se você não é do tipo adaptável ou se é demasiado resistentes a mudanças, você vai sentir na pele o que de pior existe na internet: ser esquecido.

7. TER CAPACIDADE PARA ESTUDAR
Uma das coisas que faz com que determinados empreendedores digitais tenham muito sucesso, outros tenham apenas algum sucesso e outros não cheguem a ter sucesso algum, prende-se com a capacidade de cada um deles aprofundar seus conhecimentos. E quando falo em estudar, não falo naturalmente de assistir uma sequência de vídeos de um lançamento do Eban Pagan, do Frank Kern ou do Jeff Walker, e sair copiando tudo o que os caras fazem. Você é melhor do que isso, e saberá se comunicar do seu próprio jeito. Essa sua identidade é que fará de você um especialista, não o contrário.
Comprar livros, cursos, Ebooks, sair para conferências, viajar e conhecer outras culturas, se relacionar com pessoas de outras áreas e outras partes do mundo, etc., são tudo formas de aprender. Se você ficar fechado em casa, refugiado por detrás da tela do seu computador, você dificilmente conseguirá competir com outros profissionais que realmente investem pesado na sua educação e constante crescimento. 8. TER CAPACIDADE PARA INVESTIR
InvestirOutro dos pontos que eu considero mais diferenciadores entre profissionais de sucesso e muito sucesso é a sua capacidade para investir em novas ideias ou projetos já existentes. Se você tem um projeto que está gerando uma boa parte da sua grana mensal, invista o máximo de dinheiro no desenvolvimento desse projeto. Dessa forma você tornar o que já é bom, em algo realmente transformador, seja isso ensinar pessoas, vender cosméticos ou qualquer outra atividade que você faça online. O mais importante é você continuar investindo capital no crescimento do seu negócio. Se você pensa mais em desfrutar da vida, gastar a pouca grana que você tem com viagens e luxos, e não pensa diariamente onde poderá investir seu dinheiro para tornar seu negócio mais rentável e maduro, eu peço desculpa, mas você muito provavelmente vai quebrar a cara.
A mentalidade empreendedora sempre contempla investimentos constantes. Uma nova ideia para um projeto, uma nova ideia para aplicar num projeto existentes, um novo negócio que você acha que poderá ser bastante rentável, enfim, qualquer coisa. Em minha opinião existem duas coisas que você deveria ter sempre em sua mente: Onde investir para tornar projetos sólidos em projetos épicos, e onde investir para criar novos negócios e diversificar a sua atividade. São duas coisas muito importantes, em minha opinião. A primeira porque você sempre precisará continuar a investir nos seus projetos que são bons, e a segundo porque você sempre precisará procurar novas fontes de rendimento caso pretenda diversificar ao máximo suas fontes de rendimento. Ao dispersar as suas fontes de rendimento, você estará dispersando seu risco também. Pensei nisso.
9. GOSTAR DE VIAGENS E CONGRESSOS
Viagens e congressos não existem apenas para que você tire selfies e coloque no seu Facebook para encher seu ego e deixar seus amigos frustrados. As viagens existem também por muitas outras razões, essencialmente como um aprendizado, através da mescla de culturas existentes em diversos países (e até num mesmo país), como uma forma de você chegar perto das pessoas que precisa, como uma forma de aproximação, como uma realização pessoal, enfim. E os congressos existem para que você possa estudar mais, conhecer outras realidades, fechar negócios, ter noção do que está sendo feito no mundo, etc.
10. SABER ESCALAR
Escalar NegócioUm bom negócio, só é um bom negócio se for escalável. Esse é o grande problema de você ter uma loja na sua cidade, por exemplo. Se a sua cidade tiver 100.000 habitantes, e seu target for um público específico, interessado num determinado tema e com uma faixa etária entre os 25 e os 40 anos, então você terá como alvo potencial um público de 20.000 pessoas em sua cidade. Como você tem uma loja física, seu negócio jamais será escalável. Seu limite de faturamento estará condenado às 20.000 pessoas, excepto se duas coisas acontecerem: 1- Você criar uma loja de e-commerce, ou, 2- Você criar uma rede de franquias. Nas duas situações, você estará procurando escalar seu negócio de forma a projetá-lo para uma público muito maior. Dessa forma seu faturamento poderá aumentar consideravelmente também.
Uma rede de franquias não é mais do que um tentativa de escalar um negócio local. Na internet isso não é necessário, porque existem meios e formas de você tornar seu negócio altamente escalável e até impactar utilizadores em todo o mundo. Você pode vencer para todo o mundo, sem qualquer limite ou restrição. Existe tecnologia e formas de você conseguir fazer isso, então porque limitar seus sonhos? Porque criar um negócio que dependa exclusivamente de um pequeno público? Se você realmente quer ter sucesso a longo prazo e faturar muito dinheiro, você sempre terá de escalar o seu negócio. Até lá, seu negócio será pequeno.
BÓNUS: SABER VENDER NA HORA CERTA
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Se você considerar que investirá 10 anos da sua vida para criar um negócio sustentável, que gera R$150.000 ou R$300.000 por mês de lucro, isso significa que você estará faturando em torno de R$ 1.8 Milhões a R$ 3.6 Milhões por ano. Já imaginou o potencial que o seu negócio poderá ter para um investidor? Vender no momento certo é também uma grande sacada no empreendedorismo digital. Ao vender, você gera capital suficiente para se iniciar numa nova aventura. Logicamente, a grande maioria das pessoas jamais venderia um negócio que gera R$ 1.8 Milhões por ano, mas a realidade é que muito provavelmente deveria fazê-lo. Se tivermos em consideração que você conseguia vender seu negócio por R$20 Milhões, você iria demorar em torno de 11 anos para gerar esse dinheiro trabalhando. Você tem ideia se o seu negócio se manteria rentável desse jeito, durante tanto tempo? Ele iria faturar mais ou menos? Vender é uma forma de você antecipar essa decisão, encaixar grana suficiente para partir para outra, e principalmente, garantir que você fez a escolha certa, no momento certo.
Naturalmente, a parte de vender um negócio é algo a que a grande maioria dos empreendedores digitais não chega sequer a equacionar. Mas se colocarmos as coisas de uma forma mais térrea, considere seu atual projeto. Se você tem um blog, que gera em torno de R$6.000/mês, você estaria disposto a vendê-lo? Porque não? Se você consegue faturar em torno de R$72.000 por ano, se alguém fizesse uma proposta a você no valor de R$700.000, você venderia? Nem sempre um negócio precisa de faturar milhões, para ser vendido no momento certo, pela quantia certa. Você apenas precisa de estar disposto a abrir mão dele.
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